sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ciclo PDCA

O PDCA é uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade (ou ferramentas gerenciais) e permite o controle do processo.
O PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”, quem disseminou seu uso no mundo todo (por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “Ciclo Deming”).

“PDCA” é a sigla as palavras em inglês que designam cada etapa do ciclo:

“Plan”, planejar; “Do”, fazer ou agir; “Check”, checar ou verificar; e “Action”, no sentido de corrigir ou agir de forma corretiva.
O ciclo PDCA seus processos são descritos dentro de cada passo do ciclo. O ciclo PDCA é uma ferramente gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance  das metas necessárias a sobrevivência de uma organização, sendo composto de etapas.
Este ciclo deve ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independente da área ou do departamento.
Passos para a implantação de uma UAN
Plan: (planejamento: estabelecer missão, visão, objetivos ( metas) procedimentos e processos ( metodologias) necessários para atingir os resultados:
Do (execução) realizar, executar as atividades. Executar as tarefas e fazer exatamente como foi previsto na etapa de planejamento. Nesta etapa são essenciais a educação e o treinamento no trabalho.
Check ( verificação): Monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar o processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivo, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.
Acct(ação): agir de acordo com o avaliado e de acordo com o relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de form a melhorar a qualidade, a eficiência e a eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

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